sexta-feira, 14 de maio de 2010

Copa do Mundo - $$$$

Lendo esse tipo de reportagem como a anexada lá embaixo, me convenço que tudo no futebol (principalmente na copa do mundo) é uma grande farsa, e fazemos papel de palhaços assistindo a isso. Eu, como todos sabem sou apaixonada pelo Flamengo, e não nego e não perco isso por nada. Vem chegando à copa do mundo e muitas pessoas que não me conhecem muito bem pensam que eu me interesso e sei tudo sobre a Copa. Porém se enganam e se espantam quando descobrem que além de eu não gostar, e não ver, eu detestar a seleção brasileira. A quantidade de dinheiro que rola nesses times é absurda, muito maior do que no campeonato nacional. Por isso me incomoda tanto torcer por essa seleção, ou qualquer outra.

Vi a reportagem ontem no OGLOBO falando sobre o Neymar e a Panasonic. O jogador foi escolhido como o garoto propaganda e embaixador Eco da multinacional no Brasil. Os comerciais já estão sendo vinculados em TV, jornal, internet, outdoors e redes de varejo em todo o país, onde o veste a camisa verde e amarela. Porém o jogador não foi selecionado entre os 30. O que vemos? Um mega prejuízo para a Panasonic. Esse jogador e muitos outros já tinham vários contratos fechados com empresas para vincular sua imagem a seleção brasileira. A quantidade de dinheiro que rola nesse meio é muito mais importante do que o futebol em campo.

Vemos esses vários interesses rolando, e motivos claros para tanta campanha feita pela mídia para colocar os dois jovens (Neymar e Ganso) na Copa do Mundo de 2010. Outro fatos que parece não ter sido visto por ninguém é a convocação do jogador Grafite. Este atua no futebol alemão no time Wolfsburg, original da cidade de mesmo nome. Esta cidade foi onde nasceu uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a Volkswagen, que é a patrocinadora desse time. E adivinhem quem é a patrocinadora oficial da seleção brasileira nessa copa do mundo? Olha que coincidência, e a mesma Volkswagen. Não.... mas esqueçam, é somente uma coincidência.

Hoje no Valor Econômico li a seguinte reportagem que colocarei em integra mais abaixo, mas farei um resumo com minha humilde opinião aqui. A reportagem se inicia com o seguinte título: “Vitória alemã na copa ajuda economia global, diz banco” O banco que relata isso é o ABN Amro Bank. O site http://soccernomics.wordpress.com/ estuda as conseqüências econômicas do futebol e afirma que a confiança dos consumidores e produtores melhora no país vencedor da Copa, gerando um consumo, investimento e importação maiores. Para os economistas uma vitória do Brasil nessa copa teria impacto econômico pequeno, pois o país sofreu danos econômicos limitados na recessão de 2009. O banco ainda afirma que a vitória alemã resulta numa diminuição do superávit comercial alemão, melhorando a estabilidade econômica mundial, o que é muito importante depois de uma crise de crédito.

Bobo é quem da dinheiro para essa massa econômica que pouco se importa com o sentimento de nacionalidade e amor de cada um de nós. O futebol mesmo eles fingem que jogam em campo, porém há muito mais coisa acontecendo fora de campo, comprometendo o que achamos que se chama futebol. Recebi hoje um texto de 75 páginas em inglês sobre um estudo econômico da copa do mundo. Tentarei ler no final de semana e expressar minha opinião aqui na semana que vem. Até lá.

REPORTAGEM COMPLETA DO VALOR ECONÔMICO



A economia mundial se beneficiaria de uma vitória da Alemanha na Copa do Mundo deste ano, na África do Sul, mais do que do êxito de qualquer outra seleção, segundo estudo do ABN Amro Bank.

Apesar de um triunfo alemão ser o melhor para a economia global, a Espanha é a favorita para vencer a Copa do Mundo, diz o economista Hein Schotsman, vice-presidente do Departamento Econômico do ABN Amro, no site do banco. Schotsman é holandês.

A economia mundial é impulsionada ao máximo quando o país vencedor é uma força econômica mundial e se beneficia substancialmente de uma vitória na Copa. O campeão precisa também exportar mais do que importa, afirmou Schotsman nas previsões contidas no estudo Soccernomics 2010 (que pode ser traduzido como a economia do futebol 2010).

"Isso faz com que EUA, França, Inglaterra, Itália e Espanha fiquem de fora, deixando Japão e Alemanha", disse ele. "A economia japonesa é maior do que a economia alemã, mas isso é compensado pela maior participação das importações na Alemanha. Assim, seria melhor se a Alemanha ganhasse".

Uma das regras da "soccernomics" (que estuda as consequências econômicas do futebol) é que a confiança dos consumidores e produtores melhoram no país vencedor da Copa, disse o ABN Amro no relatório. Como resultado, as pessoas nesse país começa a consumir, investir e importar mais, e os desequilíbrios mundiais diminuem, diz o texto.

A UBS Wealth Management Research, que previu corretamente que a Itália venceria a Copa do Mundo de 2006, disse no mês passado que o Brasil triunfará neste ano. Para Schotsman, uma vitória do Brasil teria impacto econômico pequeno, pois o país sofreu danos econômicos limitados na recessão de 2009.

"Não fomos nós que inventamos esse resultado: a Alemanha tem que ganhar", disse o ABN Amro no relatório. "A vitória alemã resultará num decréscimo relativamente grande do superávit comercial alemão, resultado que é o melhor para a estabilidade da economia mundial. Isso é exatamente o extremamente necessário, após a crise de crédito".

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