quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natalis Solis Invicti

Esta chegando o natal e as pessoas so pensam em gastar dinheiro com presentes e em comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Porém fica um questionamento, como sabem a data que Jesus cristo nasceu?? Eu digo:

É impossivel Jesus ter nascido em dezembro.
A própria bíblia diz isso:

"Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho" (Lc 2:8)
Dezembro na região de nascimento de Jesus é uma época de noite chuvosas. Se havia chuva como poderiam haver pastorem fazendo vigília a noite?

E mais:

"E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura" (Lc 2:12)

Em dezembro época de inverno em Jerusalém como um bebê aguentaria o frio envolto em faixas?

Então porque o dia 25 de dezembro para festejar??
O dia 25 de dezembro era a data de celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível), em homenagem ao deus Mitra (da religião persa). Essa data foi estabelecida em 274 a.c., pelo imperador Aureliano, depois do seu triunfo no oriente, e incluía corridas de cavalos, orgias sexuais e embriaguez em honra do Sol.

Em 440 dc., a mesma data foi escolhida para marcar o nascimento de Jesus, pois ninguém sabia a data de seu nascimento.

Karl Marx tem alguns sábios ensinamentos sobre religiões. Gostaria de compartilha-las aqui. Os trechos abaixo são do texto "INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL" publicado em 1843:

--> A religião não faz o homem, mas, ao contrário, o homem faz a religião: este é o fundamento da crítica irreligiosa.

--> A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espirito. É o ópio do povo.

--> A verdadeira felicidade do povo implica que a religião seja suprimida, enquanto felicidade ilusória do povo

--> A exigência de abandonar as ilusões sobre sua condição é a exigência de abandonar uma condição que necessita de ilusões.

--> A religião é apenas um sol fictício que se desloca em torno do homem enquanto este não se move em torno de si mesmo.

--> O homem que só encontrou o reflexo de si mesmo na realidade fantástica do céu, onde buscava um super-homem, já não se sentirá inclinado a encontrar somente a aparência de si próprio, o não-homem, já que aquilo que busca e deve necessariamente buscar é a sua verdadeira realidade.



Por enquanto fico por aqui, mas pretendo escrever mais sobre esse polêmico tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário